Este pode ser o autêntico lugar do primeiro milagre de Jesus.

por Marcos Evaristo
Este pode ser o verdadeiro local do primeiro milagre de Jesus

Email: Artigo revela descubertas em Khirbet Qana, a nova Caná?

Ilustração do milagre de Jesus ao transformar água em vinho (Imagem: Vuk Kostic/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Os relatos da Bíblia atribuem a Jesus o seu primeiro milagre: a transformação de água em vinho durante um casamento. Por muito tempo, Kafr Kanna, a cinco quilômetros ao nordeste de Nazaré, foi considerada o local desse feito. No entanto, novas investigações arqueológicas em Khirbet Qana, a aproximadamente 12 quilômetros ao noroeste de Nazaré, desafiam essa narrativa.

Pesquisadores apontam que Khirbet Qana pode ser o verdadeiro cenário do milagre solicitado por Maria, símbolo de generosidade e de um poder divino indiscutível.

Captura de tela 2025 06 10 120202
Sítio arqueológico da vila israelense de Khirbet Qana (Imagem: University of Puget Sound)

Novas descobertas sobre Jesus

  • As escavações em Khirbet Qana iniciaram em 1998 e revelaram uma “extensa rede de locais de culto cristão em cavernas subterrâneas”, como noticiado pelo The Jerusalem Post;
  • A vila judaica esteve ativa entre 323 a.C. e 324 d.C., com as salas subterrâneas datadas do século III d.C., abrangendo a era bizantina até a era das Cruzadas;
  • A equipe de arqueólogos desenterrou cruzes, a inscrição “Senhor Jesus” e um altar sob uma prateleira contendo dois jarros de pedra;
  • Os especialistas acreditam que esses jarros eram usados para armazenar a água que Jesus transformou em vinho, sugerindo que Khirbet Qana era um local de peregrinação dedicado ao seu primeiro milagre.
iStock 629593126
Jarros de cerâmica, lembranças de peregrinos que visitam Israel (Imagem: alefbet/iStock)

Evidências adicionais

Em tudo isso, os arqueólogos também descobriram um Beit Midrash, uma casa de estudo judaica da época romana, além de moedas da revolta dos Macabeus, reforçando a ideia de que essa rede subterrânea funcionava como um centro religioso.

“Os textos de peregrinação que possuímos deste período, que descrevem as experiências dos peregrinos ao visitarem Caná da Galileia, se alinham incrivelmente bem com o que encontramos, estabelecendo um complexo de veneração”, afirmou o historiador-chefe do projeto, Tom McCollough, em entrevista à Fox News.

iStock 501909338
Fachada da igreja do casamento, localizada em Kafr Kanna, que supostamente abriga o milagre (Imagem: RnDmS/iStock)

Tradicionalmente, Kafr Kanna é considerada Caná bíblica em razão da Igreja do Casamento e da facilidade de acesso para peregrinos. Porém, arqueólogos não encontraram evidências conclusivas de assentamentos judaicos da era romana ali.

“Não existe outra aldeia que possua um conjunto de evidências tão convincente quanto Khirbet Qana”, destacou McCollough. “Essas descobertas demandam uma reavaliação do valor histórico das referências bíblicas sobre Caná e as obras de Jesus”, concluiu.

Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência em edições e reportagens em rádio. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), é redator do Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/06/09/ciencia-e-espaco/este-pode-ser-o-verdadeiro-local-do-primeiro-milagre-de-jesus/

Posts Relacionados

Deixe Seu Comentário

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Suponhamos que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00